JOVEM APRENDIZ: DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM UMA CONSTRUTORA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB

SILVA, LUCIANO LIMA DA

Resumo

Este estudo discute sobre a atuação do jovem aprendiz no mercado de trabalho, subsidiada pela Lei da Aprendizagem, no 10.097, de 19/12/2000, como parte de uma política pública em benefício ao primeiro emprego, conciliando o trabalho com a educação. O objetivo principal da pesquisa foi analisar o desenvolvimento da formação técnico-profissional do jovem aprendiz que trabalha em uma Construtora na cidade de João Pessoa – PB. A investigação pauta-se numa abordagem qualitativa, do tipo exploratório, com etapas de levantamento bibliográfico e documental. Participam do estudo cinco jovens aprendizes, com faixa etária entre 22 e 24 anos, estudantes que concluíram o ensino médio e ingressaram no ensino superior durante a trajetória no programa de aprendizagem. Como instrumento de coleta dos dados, foi aplicado um questionário estruturado eletrônico, organizado e formatado no Google Forms. Além do questionário, adaptou-se a análise SWOT, uma ferramenta do campo da administração, a qual permite identificar as forças e fraquezas (do ambiente interno), oportunidades e ameaças (do ambiente externo), conforme estão entrelaçadas no desenvolvimento da formação dos jovens aprendizes nesse local de trabalho. Com esta intervenção, conclui-se que o desenvolvimento da formação técnico-profissional dos jovens aprendizes nas obras da Construtora tem apresentado contribuições significativas no tocante à construção da aprendizagem profissional no trabalho, mas também se evidencia a necessidade de uma educação profissional e tecnológica consubstanciada em uma prática pedagógica, para que os jovens aprendizes tenham consciência da importância do autodesenvolvimento pessoal e profissional no decurso de sua jornada formativa nesse ou em contexto laboral.

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