ENSINO DE FÍSICA INCLUSIVO E A EPT: UM ESTUDO NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

SILVA, DJAELSON DO NASCIMENTO

Resumo

Diversos estudos e pesquisas na área de Ensino de Física tem apresentado experiências e impressões de Professores que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao trabalhar temas da física com alunos com deficiência e/ou com necessidades educativas especiais buscando propagar prováveis abordagem teóricos- metodológicas que tem obtidos bons resultados. Tendo em vista estes aspectos, o objetivo desta pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico foi investigar a aproximação nos trabalhos presentes nas revistas “Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica” e a “Educação Profissional e Tecnológica em Revista”, no período de 2020 à 2022, buscando traçar um panorama sobre a temática da Educação Profissional e Ensino de Física Inclusivo com ênfase nas Tecnologias Assistivas. Como referenciais para a pesquisa, foram utilizadas fontes como: Mantoan (2003 e 2004), Sassaki (1997) e a Declaração de Salamanca. Ao analisarmos os trabalhos publicados nas revistas, percebemos que existem muitos deles com a perspectiva da Educação Inclusiva, sem, contudo, aproximarem-se da perspectiva almejada, dos trabalhos que fizeram referência a Educação Inclusiva no âmbito das Tecnologias assistivas, por exemplo, nenhum fez relação com o Ensino de Física.

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