CATALOGANDO OS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE DE TEIXEIRA-PB POR MEIO DO GOOGLE EARTH: UMA VISÃO TRIDIMENSIONAL DO TURISMO REGIONAL

MEDEIROS, FABRÍCIO OLEGÁRIO DE

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de intervenção didático pedagógica com estudantes do Curso Técnico em guia de turismo do Instituto Federal da Paraíba, polo Santa Luzia-PB, a partir da análise do potencial turístico da região onde localiza-se a serra de Teixeira-PB. O objetivo geral desse trabalho é propor o desenvolvimento de atividades correlacionadas aos pontos turísticos da região onde está localizada a cidade de Teixeira-PB, através do Goolge Earth, um programa de computador cuja a função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre através de imagens de satélites captadas do espaço. O Município em questão dispõe de grande potencial para exploração do ecoturismo, devido a sua localização geográfica, presença de formações rochosas, cachoeiras e belezas paisagísticas típicas do bioma caatinga de altitude. A metodologia desse trabalho seguiu uma cronologia de atividades planejadas para serem desenvolvidas em sala de aula com os estudantes, por meio de uma abordagem de cunho qualitativa, através de pesquisa bibliográfica realizada em artigos científicos publicados, revistas e livros na internet, utilizando palavras chaves como: tecnologias, google Earth, ecoturismo, serra de Teixeira, com base nos autores Lima (2021), Saussen; Machado (2004), Porto (2004), entre outros. Esses estudos contribuíram para a pesquisa e formação dos estudantes do curso técnico em guia de turismo responsáveis por catalogar os pontos turísticos da região e desenvolver um blog, com as respectivas informações, objetivando dinamizar a economia local com a divulgação dessa atividade socioeconômica. Espera-se que a proposta possa contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de geografia aplicada ao turismo regional, e colabore com a divulgação do potencial turístico local.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.