AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS PARA O FAZER DOCENTE E O PROTAGONISMO DISCENTE

SANTANA, MARY DELANE GOMES DE

Resumo

A educação vem sofrendo modificações com a introdução das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs), embora não de forma homogênea, visto que nem todas as instituições educacionais têm condições de implantar uma infraestrutura adequada para trabalhar com elas. Fora a questão da infraestrutura, ainda existe outro desafio que a educação tem enfrentado, que é o de capacitar os docentes para trabalharem com as tecnologias e engajarem os discentes nos processos educacionais. Para o desenvolvimento da pesquisa, fezse uso da revisão bibliográfica a partir dos seguintes autores: MORAN (2000); MASETTO (2012), LITTO E FORMIGA (2009), LIBÂNEO (2006), BARBOSA (2014), SILVA (2010) E GIL (2002). Este estudo teve como objetivo apresentar aos discentes do curso técnico em Multimeios Didáticos a importância e os desafios do uso das tecnologias digitais para a formação docente e o protagonismo discente. A pesquisa partiu de uma proposta de intervenção pedagógica executada no IFPB, no curso de Pós-Graduação lato sensu em docência para educação profissional e tecnológica. A partir da intervenção, foi possível gerar reflexões sobre o tema e conhecimentos úteis sobre o papel que docentes e discentes devem desempenhar frente às inovações trazidas pelas tecnologias digitais para o espaço escolar.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.