KAHOOT NAS AULAS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO EM TURMA DO 1º ANO DO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

RESSURREIÇÃO, ANTONIO MASCARENHAS DA

Resumo

Observando-se a relação professor-aluno em sala de aula, pode-se perceber que há diversas maneiras deensino e diferentes níveis de aprendizagem. Desta forma, torna-se primordial que o professor desenvolvaalternativas pedagógicas, tal como a gamificação como recurso pedagógico, que facilite o processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se, assim, o Kahoot que é uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, usada como tecnologia digital, a fim de facilitar a compreensão dos alunos com conteúdos sobrea Teoria Clássica da Administração. O objetivo deste trabalho é investigar a aplicação do kahoot comopossibilidade de favorecer a motivação e o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de fundamentos de administração em turma 1º ano do curso técnico em administração integrado, em uma instituição de ensino profissional pública, localizada no município de Paulista, do Estado de Pernambuco. O Estudo seguiu uma abordagem qualitativa, descritiva, exploratória, dedutivo, a partir de um levantamento bibliográfico. Para aplicação da atividade, a partir de questões de múltiplaescolha, com perguntas fechadas, em formato de quiz, através da plataforma Kahoot. A análise de dadosfoi obtida a partir das respostas fornecidas pelo Kahoot, e transformadas essas respostas em informações, e por fim, apresentadas, em um “Podium” com grupo de alunos, que obtiveram a maior pontuação. A aplicação da atividade gamificada em sala de aula, usando o Kahoot, indicou os seguintes resultados esperados: o professor avalia sua prática pedagógica; interação com seus pares; envolver os estudantes de educação profissional em atividades ligadas as tecnologias educacionais. Por fim, a inserção da Kahoot na escola pública está diretamente imbricada nos processos de aprender e de ensinar.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.