A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFPB - CAMPUS AREIA

OLIVEIRA, EMANUEL JERONYMO LIMA

Resumo

Os jogos fazem parte da rotina de muitas pessoas e, quando bem construídos e planejados, podem oportunizar momentos motivadores e recreativos, inclusive para situações de aprendizagem. Considerando que a gamificação é uma alternativa de metodologia que pode ser incorporada nas aulas como estímulo, este artigo teve o objetivo de propor um roteiro para a aplicação da gamificação como proposta de intervenção em dois componentes curriculares com características interdisciplinares no Curso Técnico de Administração do IFPB Campus Areia. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa, determinada num tipo de pesquisa-ação, que contou com etapas de construção, exploração e planejamento e previu uma possível implementação e avaliação. Os elementos compostos no jogo são a narrativa, as missões, avatares, níveis e insígnias; e os estudantes aplicarão conteúdos de outras disciplinas, além de explorarem situações reais e típicas contextualizando as tarefas de cada jogo. Com o remate da proposta, foi possível identificar a contribuição desta atividade para os estudantes de formação técnica em administração, especialmente no quesito da motivação e da aprendizagem significativa.

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