PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO USO DA CALCULADORA

SOUSA, NAELSON DA SILVA

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para o curso de Educação Profissional Técnica em Administração Integrada ao Ensino médio, o qual trata do ensino de conceitos matemáticos, em particular, da temática de juros, através de uma estratégica de ensino com o uso da calculadora em sala de aula como recurso didático. O objetivo principal dessa proposta é de abordar resolução de situações problemas contextualizados com a calculadora, e que gira em torno da seguinte problemática: “Em qual situação do dia-a-dia nos deparamos ou podemos enxergar o conceito de juros?” A ideia parte do reconhecimento, da importância de levar a tecnologia para o processo de ensino e a construção do conhecimento de forma dinâmica e significativa. Ademais, pela relevância dos conteúdos matemático citado e pela presença da tecnologia – presentes em nosso cotidiano em diversos contextos e áreas do conhecimento. O conteúdo de “Juros” foi escolhido pela recorrência em aspectos de cálculos financeiros bem como as atividades e conceitos financeiros voltados ao curso de nível técnico considerado e a facilidade de abordar os conceitos básicos utilizando a calculadora como instrumento facilitador. Logo, pensou-se numa sequência didática para o procedimento metodológico do levantamento desses saberes, estruturado em três quadros que listam um conjunto de atividades em etapas, alinhados às ideias de alguns autores, como por exemplo: (JAPIASSU, 1976), (ARAÚJO, 2014) e (ZABALA, 1998) na perspectiva da interdisciplinaridade; (FAZENDA, 1979), quanto a sequência didática; (FREIRE,1987, apud SANTOS, 2018), no contexto do educador e o processo de ensino. Espera-se como resultados, que os estudantes tenham uma aprendizagem significativa e consistente dos conceitos elencados. Além disso prevê-se que tais estudantes conheçam/entendam as potencialidades da calculadora como sendo uma dessas mídias tecnológicas, e, a quão auxiliadora ela pode ser e se tornar para uso de suas atividades nas mais variadas categorias/setores da vida.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.