O USO DO SCRATCH COMO RECURSO DIDÁTICO

SANTOS, MARIA FERRAZ DOS

Resumo

Este artigo tem como objetivo inserir o programa Scratch como recurso didático na sala de aula, bem como, propor uma atividade didática que contribua com os novos estilos de aprendizagens, nos quais os discentes possam assumir uma postura ativa e desenvolver sua criatividade através do manuseio desse software. O plano para o desenvolvimento da atividade inclui seis encontros presenciais em uma turma vespertina da disciplina de Tecnologias Educacionais, do Curso Técnico de Multimeios Didáticos. Acredita-se que o Scratch pode oferecer vários benefícios para educação. Esse programa pode servir de apoio para reverter o desanimo e/ou a falta de motivação dos estudantes em sala de aula. Esse recurso aplicado a metodologias ativas desafia o estudante a criar e a resolver problemas. E, o uso planejado dessa tecnologia em sala de aula pode promover uma aprendizagem mais interativa, estimulante e que permita ao estudante uma melhor construção do conhecimento ao produzir e compartilhar conteúdo.

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