Educação Ambiental e coleta seletiva: uma proposta de intervenção pedagógica no curso técnico em controle ambiental do Instituto Federal da Paraíba Campus João Pessoa

RAMOS, ANNA PAULA DIONÍSIO

Resumo

O meio ambiente, apesar de ser tema de muitos trabalhos acadêmicos e de ser palco de várias conferências mundiais como a Rio +10, Rio +20, por exemplo, ainda carece de aplicação em nossa sociedade. Podemos sentir a carência dessa aplicação nos altos índices de poluição atmosférica, da água, do solo, além dos vários desastres ambientais que nosso país vivencia a cada ano. Mesmo que tardiamente, é possível que pequenas ações do dia a dia reflitam positivamente na conservação do nosso meio ambiente. Pensando nisso, temos a Educação ambiental aliada a coleta seletiva que pode ser uma ferramenta para conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente quando pensamos nos resíduos sólidos. Assim, a presente pesquisa, apresentando-se como uma intervenção pedagógica, tem por objetivo analisar as percepções e conhecimentos prévios dos discentes do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa para uma posterior explanação da importância da educação ambiental, coleta seletiva e sustentabilidade do meio ambiente. Dentro desta perspectiva, a intervenção utilizará a metodologia ativa que promove maior participação do aluno na construção do processo de aprendizagem, utilizando também ferramentas da gamificação e da aprendizagem baseada em projetos. Utilizando-se de um formulário do Google Forms será realizado um levantamento do conhecimento dos discentes sobre os temas que serão abordados na intervenção. Após a intervenção, que ocorrerá em 6 encontros, espera-se que os discentes progridam em questões de conhecimentos ambientais, que serão mensurados em uma reaplicação do questionário aplicado inicialmente. Por fim, espera-se, ainda que, esses discentes construam uma cartilha ambiental com as principais percepções e aprendizados construídos ao longo desta intervenção pedagógica.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.