ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EPT: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO IFPB

Lima, Bruna Alice Taveira de

Resumo

Os cenários presentes no âmbito da educação estão em constante modificação e modernização. Com o advento da EaD, das aulas semipresenciais e do infortúnio da pandemia de COVID19, TDICs tiveram o seu processo de apreensão, que já existia, acelerado. Hoje, é difícil pensar num processo educativo amplo que não congregue estas ferramentas e seus recursos como suporte para transformar processos de ensino-aprendizagem tradicionais e antiquado em fazeres inovadores e adequados ao seu tempo, à variedade de tipos de aprendizado e de rotinas sociais dos estudantes. As metodologias ativas e o ensino híbrido, além de técnicas como a rotação por estações e a aprendizagem por pares, são trunfos para dinamizar as aulas, engajar os estudantes e pensar o ensino como algo que precisa acompanhar rotinas e aprendizados peculiares, compartilhando a responsabilidade pela construção do conhecimento e estimulando a autonomia do aprendiz. Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de intervenção pedagógica a partir da exploração conceitual dos elementos que compõem o ensino híbrido e as metodologias ativas. Para isto, a metodologia aplicada é qualitativa, exploratória e bibliográfica, fazendo uso do modelo de ensino híbrido sustentado de rotação entre estações. Enquanto proposta de intervenção pedagógica ainda não implementada, cabe a este estudo almejar resultados práticos de eficácia no aprendizado das ferramentas de trabalho colaborativo na nuvem e de construção de competências digitais e analíticas na consulta de peças e artefatos jurídicos em sites jurídicos relevantes para a área de formação em tela.

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