Dialogando com Piaget: a importância da tecnologia com ênfase nos jogos para o ensino da matemática

MANGUEIRA, Espedito de Oliveira

Resumo

A teoria psicológica de Jean Piaget vem de encontro aos movimentos modernos, principalmente no que se refere ao ensino de matemática. Como criador da epistemologia genética do desenvolvimento humano, Jean Piaget realizou estudos que alavancaram uma análise sobre jogos realizados com crianças. Para ele, o raciocínio lógico-matemático é o produto da atividade do sujeito que avança em seu pensamento por meio da abstração reflexiva. Atualmente, o mundo passa por constantes transformações devido ao uso das tecnologias. Essas tecnologias trazem progressos e constantes mudanças inclusive no novo ensino. Neste sentido, temos como objetivo apresentar uma reflexão do trabalho de Piaget sobre a perspectiva dos jogos e das tecnologias no ensino de Matemática, pois as tecnologias são formas de abordagens que podem ser uma alternativa para a mudança de visão no contexto escolar. Diante do exposto podemos concluir que os jogos são identificados dentro do desenvolvimento humano, como atividades relacionadas ao prazer à diversão, no qual passou a fazer parte o processo de ensino aprendizagem, tornando-se uma ferramenta dos professores no intuito de modificar o método de ensino

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.