O uso de materiais didáticos de manipulação no estudo de frações e suas operações
Aires, Aluska Iandra da Silva
Resumo
Na perspectiva da formação de professores de Matemática, esta pesquisa explora os aspectos relacionados ao estudo das frações e algumas de suas operações aritméticas, mediados pelo uso de materiais didáticos de manipulação enquanto elemento motivacional na forma de dois produtos educacionais explorados na sala de aula de Matemática. Procuramos construir um aporte teórico básico sobre os dois temas, através de seu estudo e de uma revisão de literatura que permitisse compreender os principais aspectos conteudistas e didático-pedagógicos para aplicar em sala de aula. Para isto, elaboramos, testamos e aplicamos uma proposta na forma de uma oficina com duas turmas do Curso de Licenciatura desta instituição de ensino. Com o objetivo de analisar como futuros professores desta disciplina, compreendiam e utilizavam um Dominó Fracionário e Copos Graduados com a manipulação de líquidos, ao longo das atividades propostas. Optamos por uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, onde os estudantes envolvidos puderam manifestar suas observações durante o desenvolvimento da proposta e depois, responder ao questionário auto avaliativo aplicado ao final da atividade. Contribuindo para a nossa compreensão sobre a sala de aula de Matemática e no estudo de futuras pesquisas.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.