Perspectiva para inclusão do estudante com deficiência visual através da audiodescrição didática: O uso de roteiros de imagem estática para aulas de matemática

SANTOS, Luciene do Carmo

Resumo

A inclusão escolar faz-se possível com a utilização da tecnologia assistiva. No contexto da sala de aula, permite ao estudante a apropriação dos conteúdos imagéticos, dentro das categorias da tecnologia assistiva a audiodescrição mostra-se como uma opção de acessibilidade. Este trabalho teve como objetivo investigar o uso da modalidade de tradução audiovisual “Audiodescrição” para o ensino de matemática na perspectiva inclusiva. Definimos como questão de investigação: De que forma a audiodescrição didática pode favorecer a acessibilidade do estudante com deficiência visual nas aulas de matemática? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, objetivo exploratória e procedimento bibliográfica. Foram elaboradas algumas propostas de roteiros autorais de Audiodescrição Didática a partir de diversas imagens estáticas (cartum, charge, tirinha, tabela, gráfico, fotografia, mapa mental, infográfico, cartaz, pictograma) e dirigidas à área da matemática (estatística, álgebra, geometria, grandezas e números), sendo direcionado para estudantes com deficiência visual como forma de possibilitar seu acesso ao conhecimento, com independência e equidade de oportunidades. Contudo, depreendemos que, na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem pode contemplar todos os estudantes, com deficiência e/ou sem deficiência, transtornos e outros.

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