Avaliação funcional da Rodovia CE-384 (trecho Mauriti – div. CE/PB) utilizando os métodos de Levantamento Visual Contínuo (LVC) e Índice Internacional de Irregularidade (IRI) obtido por aplicativo de smartphone

Lima, João Victor Araújo

Resumo

A importância da malha rodoviária brasileira para a economia e o desenvolvimento do país é inquestionável. Como meio básico de transporte e distribuição da maioria dos produtos e cargas, além da movimentação e deslocamento de passageiros, as rodovias, devem apresentar condições adequadas de uso, garantir conforto e segurança além de evitar acidentes. Este estudo objetivou avaliar e comparar a condição atual da superfície do pavimento de uma rodovia estadual, localizada entre o Município de Mauriti-CE e a divisa com a Paraíba, através do método de Levantamento Visual Contínuo e o Índice Internacional de Irregularidade obtido por aplicativo de smartphone. Alguns dos passos utilizados para alcançar tal objetivo foi identificar o estado atual da superfície do pavimento conforme a norma DNIT 008/2003 – PRO, utilizando o método de levantamento visual contínuo para avaliação da superfície de pavimentos flexíveis e semirrígidos, bem como, identificar o estado atual da superfície do pavimento com o Índice Internacional de Irregularidade (IRI) obtido por aplicativo de smartphone. Para tanto, utilizando a norma DNIT 008/2003 – PRO que fornece embasamento teórico de qualidade para a aplicação do método do Levantamento Visual Contínuo, além das instruções disponíveis no site do RoadBounce para a obtenção dos valores de IRI obtidos por aplicativo de smartphone, foi possível realizar os levantamentos dos dados em campo, aplicando os formulários disponíveis na mesma norma, e a coleta de dados com o uso do aplicativo selecionado. Por fim foi realizada a análise dos dados colhidos em campo com o auxílio da planilha eletrônica Excel e a classificação da rodovia quanto ao estado atual da superfície, classificando-as como Ótimo, Bom, Regular, Ruim ou Péssimo, permitindo assim, uma melhor análise das informações. Enfim, por meio do estudo realizado é possível constatar que pelo método do Levantamento Visual Contínuo a rodovia de maneira geral se encontra em um péssimo estado de conservação, enquanto pelo Índice Internacional de irregularidade a rodovia se encontra em um estado de boa conservação.

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