ENSINO DA GEOMETRIA: Análise das abordagens de professores do Ensino Básico do Município de Vieirópolis-PB

ANDRADE, MARIA RENATA ALVES DE

Resumo

O conteúdo de Geometria que proporciona diferentes conhecimentos relacionados ao ambiente que estamos inseridos, onde através da contextualização é possível abordá-lo de diferentes formas, este trabalho tem como objetivo principal conhecer as metodologias utilizadas no ensino da Geometria. O estudo trata-se de uma abordagem de forma qualitativa realizada através da aplicação de um questionário que foi dividido em duas partes, a primeira buscou ter conhecimento sobre a caracterização dos entrevistados e a segunda buscou investigar as metodologias utilizadas pelos professores no ensino da Geometria. Diante da pesquisa realizada, as metodologias utilizadas pelos docentes, contribui com a aprendizagem dos alunos onde estimula, colabora e motiva os alunos para o conhecimento de conceitos matemáticos que eles consideram complexos e difíceis. De acordo com os resultados, utilizar metodologia através da contextualização é uma forma de estimular o interesse dos alunos nas atividades de Geometria, porém os professores pesquisados ainda não está apto a ensinar o conteúdo de forma com que o aluno seja sujeito ativo na construção do seu conhecimento, é necessário capacitações e recursos que deem significado as aulas, estimulando o interesse dos alunos pelo conteúdo.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.