O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA À LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

SILVA LIMA, INGRID NATÁLIA DA

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar indícios do Desenho Universal para Aprendizagem a partir do uso de materiais didáticos manipulativos no campo da educação matemática. Buscamos responder aos seguintes questionamentos: Como os materiais didáticos manipulativos estão sendo utilizados em um contexto inclusivo? É possível analisar a perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem através do uso destes materiais para educação matemática? A pesquisa é de abordagem qualitativa, de procedimento bibliográfica e objetivo exploratória, por meio de um mapeamento sistêmico nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, no intervalo dos anos de 2011 e 2020, o equivalente a 3 edições. Verificamos poucos trabalhos que abordam direta e/ou indiretamente sobre o assunto. Dos 4.712 trabalhos, entre artigos e relatos de experiências, foram encontrados 174 trabalhos que tratam sobre a agenda da inclusão, porém, somente, 23 contemplaram nosso objeto de estudo, sendo descritos neste trabalho de conclusão de curso. Contudo, depreendemos que o planejamento do currículo escolar deve pautar-se no favorecimento de uma cultura de inclusão para que possa refletir em práticas pedagógicas inclusivas, ou seja, que tenha a diversidade como expressão do desenvolvimento da humanidade.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.