REFLEXÕES SOBRE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA DISCIPLINA DE OVINOCAPRINOCULTURA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO

PINTO, CARLOS WAGNER CARVALHO

Resumo

Este texto tem por objetivo refletir acerca de uma proposta de intervenção pedagógica a ser desenvolvida na disciplina de Ovinocaprinocultura do Curso Técnico em Agropecuária. Através de uma intervenção pedagógica no modelo “visita técnica”, pretendeu-se proporcionar, aos discentes, aproximações concretas sobre as duas realidades de criação de ovinos e caprinos desenvolvidas no semiárido paraibano. Tal proposta se fundamenta na concepção de que, no contexto dos cursos técnicos profissionalizantes, as atividades de caráter “prático” são fundamentais para preparação dos discentes em sua vida profissional, visto que é por meio da vivência dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas que se obtém a efetiva apropriação sobre o objeto ou fenômeno estudado. Neste sentido, a Visita Técnica se apresenta como ferramenta essencial para integrar as práticas de ensino e permitir que os futuros profissionais tenham contato com as atividades inerentes à profissão nas reais situações de trabalho. Dentre os resultados esperados destacou-se o aprimoramento dos conhecimentos sobre ovinos e caprinos, adquiridos na sala de aula de forma prática, nos locais onde tais conhecimentos são aplicados; e ainda o estímulo à análise crítica dos discentes quanto à realidade da ovinocaprinocultura paraibana.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.