INTEGRANDO TEORIA À PRÁTICA: CONEXÕES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRUÇÃO CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES.

SOUSA, FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE

Resumo

Em anos recentes, percebe-se um significativo crescimento no uso de metodologias ativas em sala de aula. Essas metodologias divergem do formato tradicional e buscam promover ao aluno um ambiente de ensino mais interativo e dinâmico, onde ele participa efetivamente de seu processo de construção de conhecimento. Especialmente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), onde os conteúdos podem ser experienciados com facilidade, abordagens ativas tem ganhado espaço, especialmente sob enfoque de investigação para resolução de problemas e confecção de projetos. Neste trabalho, é apresentada e discutida uma proposta de aplicação da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Instalações Hidrossanitárias do curso Técnico em Edificações. Para isso, propôs-se uma sequência didática de atividades interdisciplinares composta por momentos teóricos, práticos e um momento para aplicação da ABP a fim de confeccionar um projeto hidrossanitário. Como resultado da aplicação dessa proposta metodológica, espera-se que essa possa contribuir para uma formação multifacetada e integral dos estudantes, a fim de que esses desenvolvam habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho, como trabalho em equipe, persistência etc., além de compreensão dos conceitos e capacidades técnicas de excelência como projetistas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.