Descarte correto dos resíduos sólidos tóxicos: Uma proposta de intervenção pedagógica para o curso Técnico em Meio Ambiente

NASCIMENTO, MARIA SOUSA SILVA

Resumo

Diante do contexto atual de permanente degradação do meio ambiente, a educação se torna uma importante ferramenta para o desenvolvimento de atividades que promovam a sua preservação, como também, a sustentabilidade. Uma vez que a problemática é urgente, é preciso estabelecer uma nova postura ética para o enfrentamento da questão, havendo comprometimento de pessoas e empresas. Neste contexto, esta intervenção pedagógica objetiva promover ações para ampliar o descarte correto de resíduos sólidos tóxicos (Pilhas, baterias, lâmpadas, solventes, tintas, embalagens de pesticidas, produtos de limpeza, entre outros) com alunos de cursos Técnico em Meio Ambiente, na disciplina de Educação ambiental, podendo fazer interdisciplinaridade com Matemática, no que diz respeito às análises estatísticas, na comunidade em que os cursos são ministrados. Tais resíduos sólidos tóxicos, exigem cuidados específicos em seu tratamento por representar uma grave ameaça à saúde e ao meio ambiente, quando descartados incorretamente. Além do processo de conscientização dos participantes e adesão às iniciativas sustentáveis, espera-se desenvolver nos alunos o pensamento crítico na solução de problemas, alcançando resultados positivos para o meio ambiente e o desenvolvimento da comunidade. Propõe-se utilizar a aprendizagem baseada em projetos que é uma das metodologias ativas utilizadas na construção do ensino-aprendizagem, além disso, os aportes teóricos estarão fundamentados em artigos e Leis ambientais.

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