PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: OS DESAFIOS DO HOMEM DO CAMPO

ATAIDE, ERIKSON BELO DE

Resumo

O trabalho exposto é uma intervenção pedagógica para o curso técnico em agronegócio, onde analisa-se os desafios do homem do campo, tendo como base a consideração que o agronegócio nativo do campo representa mais de 1/4 do PIB brasileiro, nesse mesmo cenário a agricultura familiar é responsável por 77% dos estabelecimentos agrícolas do Brasil, segundo o último Censo Agropecuário, a agricultura familiar envolve 80,9 milhões de hectares, o que é equivalente a 23% da área total das propriedades agropecuárias no Brasil. Nesse sentido busca-se um olhar crítico sobre os desafios dessa cadeia produtiva, verificando suas necessidades e o seu desenvolvimento. Os desafios do agronegócio são marcados como sendo o excesso de normas e incidências de tributos, também verificouse a legislação de impactos ambientais que determinam a burocratização do sistema; a falta de mão de obra qualificada, redução da oferta pela baixa demanda e contratos temporários em safras e a dificuldade no transporte dos produtos produzidos. Com relação a metodologia da pesquisa, a principio seria uma intervenção pedagógica, devido o impacto sofrido na educação com relação a pandemia da Covid 19, as escolas tiveram que adaptar-se e desenvolver práticas e metodologias que usassem as ferramentas que estariam disponíveis, para que haja as intervenções, a revisão bibliográfica foi utilizada para que pudéssemos verificar os principais resultados obtidos nas ultimas pesquisas. O trabalho qualifica-se por sua importância enquanto pesquisa na área de especialização em docência, por ser um tema atual e relevante.

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