INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO TÉCNICO EM RADIOLOGIA: OS PRINCÍPIOS DOS POSICIONAMENTOS RADIOLÓGICOS E AVALIAÇÃO DAS IMAGENS Artigo

BONIFACIO JUNIOR, JONAS

Resumo

Conhecer sobre os Princípios de posicionamentos e critérios de avaliação de imagens é importante para que os futuros profissionais do Curso Técnico em Radiologia possam construir um conhecimento significativo dentro de uma perspectiva basilar em sua formação. Assim, esse artigo teve como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica na disciplina de Posicionamento Radiológico em uma turma do Curso Técnico Subsequente em Radiologia, através de aulas que se utilizem de uma abordagem de aprendizagem significativa. Neste sentido, foi proposto utilizar metodologias ativas por meio da sala de aula invertida e o trabalho em equipe, onde os alunos poderiam estudar o conteúdo em casa e apresentar as aprendizagens em sala, divididos em grupos. Rosa e Mota (2018), Watson (2002) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) foram alguns dos referenciais utilizados para fundamentar que o desenvolvimento de intervenções pedagógicas na temática aqui abordada possibilita o pensamento autônomo do aluno e um melhor processo de ensino e aprendizagem a respeito dos princípios de posicionamento anatômico para exames de raio-x, promovendo uma aprendizagem significativa de execução das manobras de posicionamento radiológico e de anatomia humana, bem como das técnicas de processamento de imagens radiológicas. Desse modo, foi possível considerar que a construção desta pesquisa é importante para melhor qualificação profissional dos estudantes do referido Curso, bem como para a disseminação dos conhecimentos aqui abordados para toda a comunidade acadêmica e, especificamente, os profissionais da área.

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