GOOGLE EARTH COMO RECURSO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA

ANDRADE, SILVANA NÓBREGA DE

Resumo

A utilização de geotecnologias como recursos didáticos, contribuem com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que associa os conteúdos abordados em sala de aula à realidade cotidiana dos alunos, tornando assim o conhecimento mais sólido. Neste sentido, esta pesquisa tem como finalidade a proposição de uma intervenção pedagógica no ensino da Geografia com a utilização do Google Earth afim de desenvolver a noção espacial dos alunos do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente. A presente pesquisa se solidifica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que há as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno em cada área do conhecimento, utilizou-se definições importantes da Lei 9394/96, sobre o ensino da geografia no ensino médio. Para tanto, para a elaboração da proposta de intervenção seguiu-se o percurso metodológico da definição da necessidade pedagógica, delimitação do tema, levantamento bibliográfico e estabelecimento de estratégias e critérios de avaliação. Portanto, conclui-se que na atual conjuntura tecnológica que estamos inseridos não cabe mais o tradicionalismo educacional, devendo tanto a escola, quanto o professor alinhar-se a essa revolução tecnológica, e a inserção desta intervenção pedagógica nas aulas de geografia do ensino médio, só tem a contribuir no processo de ensino-aprendizagem.

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