O PAPEL DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO INCLUSIVO A PESSOA COM DEFICIÊNCIA: uma Proposta de Intervenção Pedagógica para alunos do IRTEC

MELO, PAULETE GONÇALVES GOMES DE

Resumo

A invisibilidade e o preconceito vêm marcando a história das pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil e no mundo. No entanto, a inclusão dessas pessoas na sociedade vem nas últimas décadas ganhando forças mundialmente, ainda que de modo muito tímido em vários lugares. Essas pessoas, assim como as demais, precisam viver sem distinção, com dignidade e ter seus direitos constitucionais assegurados e respeitados, sendo que o acesso a saúde é um dos serviços mais importantes que devem ser ofertados as pessoas com algum tipo de deficiência por impactar diretamente no seu bem-estar e na sua qualidade de vida. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma Proposta de Intervenção Pedagógica para uma turma de alunos do Instituto Remigense de Ensino Tecnológico (IRTEC) na cidade de Cacimba de Dentro-PB e será realizada por meio de um seminário, um método ativo de ensinoaprendizagem que proporciona maior autonomia aos alunos, assim como, uma aprendizagem mais significativa. O seminário tem como objetivo geral contribuir com a formação crítica, humana e profissional de alunos do curso Técnico de Enfermagem acerca do atendimento inclusivo ofertado a pacientes com algum tipo de deficiência. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma abordagem descritiva a partir de uma revisão bibliográfica. Para isso, utilizamos pressupostos teórico de Boccato (2011), Masetto (2013), Brito e Lavareda (2015), Guedes e Barbosa (2020), Ferri (2020), entre outros que têm contribuições expressivas acerca do tema. Pretende-se então que, com a efetivação dessa proposta os alunos reflitam sobre o atendimento ambulatório quem vem sendo oferecido a pacientes com algum tipo de deficiência e desenvolvam práticas mais humanas e inclusivas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.