Proposta de intervenção pedagógica na educação profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso Técnico em Farmácia

OLIVEIRA, LUCAS DE LIMA

Resumo

RESUMO A farmácia é um ambiente que visa à venda de medicamentos, porém é relevante entender que a automedicação ou o próprio uso irracional de medicamentos pode causar eventos adversos, efeitos colaterais e reações adversas relacionadas a eles. Partindo deste pressuposto, identifica-se a possibilidade de utilizar a intervenção pedagógica nos Cursos Técnicos em saúde, especificamente no Curso Técnico em Farmácia, pois este, além de qualificar o aluno no trato diário com medicamentos, deve também possibilitar o entendimento de seus benefícios e malefícios do seu uso. Nesse sentido, este trabalho buscou descrever uma proposta de intervenção pedagógica para uma turma do quarto período do Curso Técnico em Farmácia (CTF), com o objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem sobre o uso racional de medicamentos ao público, promovendo uma orientação adequada sobre a sua utilização por meio da realização de uma oficina. Logo, como resultados se espera que os discentes desse Curso compreendam sobre o uso racional dos medicamentos, tendo em vista ser o principal foco do aluno do Curso Técnico em Farmácia quando começar a exercer suas atividades de trabalho, para que, assim, possam atuar de forma qualificada no mercado de trabalho, já que está cada dia mais competitivo.

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