Ensino-aprendizagem de matemática na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual

JUVITO, Francisco de Assis

Resumo

Ao longo desse trabalho propormos uma filosofia para melhorar o estudo de geometria por meio do Tangram, buscamos aprimorar a aprendizagem do aluno através de desafios propostos em cada aula ministrada, fornecendo grandes oportunidades para desenvolver o conhecimento prévio do aluno através dos estudos de áreas e perímetros de figuras planas. A investigação foi realizada na escola Joana Abilio Pegado, com 22 alunos do 7º ano, procuramos desenvolver neste estudo práticas de como aprender matemática por meio de jogos, deixando o discente apto para vivenciar esse tipo de aprendizagem através de novas formas de estudos, promovendo para o aluno protagonista grandes desafios e grandes propostas de como aprender matemática brincando. Além disso, procuramos vivenciar a realidade do aluno dando a ele oportunidades de desenvolver suas próprias habilidades com o uso das tecnologias, através de aulas online, utilizando as plataformas Google Meet e também o Google Classrrom, tornando o aluno protagonista de suas próprias ideias utilizando áreas e perímetros de figuras geométricas. Porém, o estudo foi voltado para promover ao aluno sua autoestima de aprender por meio de suas próprias ideias, buscando aprimorar o seu aprendizado dentro do que foi proposto no trabalho. A ideia para a realização deste estudo foi feita através de uma pesquisa, onde percebemos os grandes desafios para o aluno aprender matemática sem utilizar regras e cálculos, mas sim, através do uso do Tangram, aplicando um teste e um pós-teste, onde procuramos trabalhar o conteúdo de área e perímetro com o auxílio do Tangram, em seguida,fizemos a comparação através de gráficos em relação aos dois teste, e chegamos a uma conclusão que após realizar a intervenção em sala, percebemos a grande evolução na aprendizagem do aluno, promovendo maiores desafios, mas com a certeza que chegamos ao objetivo alcançado.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.