INVENTÁRIO PARTICIPATIVO DA PESCA ARTESANAL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Guimarães, Ariana Silva

Resumo

O presente trabalho apresenta uma intervenção pedagógica realizada através de um inventário participativo em uma turma do Curso Técnico em Pesca da Unidade Remota de Lucena do Campus Avançado Cabedelo Centro do Instituto Federal da Paraíba (CTP/UR Lucena/CACC/IFPB). O objetivo desta atividade foi desenvolver uma integração de conhecimentos de diferentes componentes curriculares do curso de pesca, relacionando-os aos ambientes de trabalho cotidiano do pescador artesanal. Nesta atividade pedagógica, foi possível a experimentação do ofício da pesca e o registro do seu patrimônio material (caiçaras, embarcações e petrechos de pesca), tendo como protagonistas do processo os alunos da turma e os pescadores, todos membros do território pesqueiro local. Assim, através da atividade prática, os alunos tiveram como mestres de ofício os pescadores artesanais, agindo o professor apenas como mediador da aprendizagem. Como resultados, a atividade produziu um engajamento dos alunos em tarefas laborais, a partir da observação e imitação dos trabalhos dos mestres pescadores, como uma oportunidade de experimentação dialógica no trabalho. Durante a atividade, foram registrados os tipos de embarcação utilizados pelos pescadores, as principais artes desenvolvidas, a realização de reparo de algumas artes de pesca e finalmente a participação dos alunos em algumas pescarias. A intervenção pedagógica apresentou resultados positivos para todos os envolvidos, produzindo através da experimentação o desenvolvimento de competências laborais, técnicas, sociais, ambientais e econômicas.

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