JOGOS COMPUTACIONAIS NAS AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

SILVA, JÁCIA LEANA MOREIRA DA

Resumo

A finalidade deste estudo é fazer uma intervenção pedagógica numa sala de aula do primeiro ano do ensino médio integrado, como uma prerrogativa para a conclusão do Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica da Paraíba, do Campus Cabedelo, no Polo de Araruna. Trata-se de uma proposta de ação em sala de aula, na área das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC para ser aplicada no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, no Município de Bananeiras-PB. Este estudo, portanto, tem como objetivo utilizar jogos computacionais nas aulas de física no Ensino Médio Integrado. No percurso metodológico, além de uma aula mediada pelas ferramentas digitais, serão aplicados questionários, ao final da mesma, com questões fechadas e abertas para que os (as) estudantes possam expor a experiência recebida via recursos tecnológicos. Estes serão trabalhados desde a utilização de simuladores aos jogos computacionais. Esta ação pedagógica faz uso do referencial teórico advindo de autores que fundamentam a temática, como: Costa (2022); Felber (2018); Ferreira (2021), dentre outros, dando um teor de cientificidade necessário. Este trabalho assume a sua importância por intervir pedagogicamente em sala, por apresentar ferramentas tecnológicas atuais e contribuir para a democratização de novas possibilidades de aprendizagem da Física junto aos (às) discentes do Ensino Médio.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.