O DIÁLOGO DAS MATEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO SUPERIOR NO ESTUDO DE ÁREAS E VOLUMES

ALVES, Leonardo dos Santos

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as concepções que geram inquietações, no estudo de áreas e volumes, desde a matemática aplicada na educação básica, como também fazer uma interligação com a matemática desenvolvida no ensino superior. Como base para o estudo, adotamos como principais teóricos, Smole e Diniz (2010), Paiva (2013), Dante (2010), Santana (2022), Soares (2015) entre outros. A pesquisa foi desenvolvida através das análises das literaturas já publicadas. Nos fundamentos e explanações descritos acima, o presente trabalho é classificado como pesquisa bibliográfica, pois foi elaborado a partir de materiais já publicados e envolve uma revisão das literaturas relativas ao tema em estudo. No caso desse trabalho, o objetivo estudado é demonstrar e aplicar através das noções e nas práticas de solução de situações problema, onde mostraremos com figuras e desenvolveremos os cálculos para o desenvolvimento da temática abordada, com base nos referenciais teóricos já descritos nas literaturas. A pesquisa também evidenciou muitas dificuldades por parte das revisões das literaturas, pois será preciso mostrar a interligação da matemática abordada e construída no ensino básico, onde a mesma servirá de todo o suporte para envidenciar as aplicações no ensino superior.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.