O uso das metodologias ativas durante o estágio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experiência

Costa, Vanessa Barbosa

Resumo

A disseminação tecnológica no mundo atual vem tomando proporções gigantescas, fato que tem tornado a presença de ferramentas tecnológicas cada vez mais comum em todas as áreas da sociedade. Acompanhando esse crescimento, é notável a necessidade da inserção de aulas de informática no ensino básico público, para que o alunado possa adquirir familiaridade com a tecnologia e obter conhecimento sobre esse tema, tornando-os preparados para o futuro, seja pessoalmente, sabendo manusear microcomputadores e, até mesmo, profissionalmente, despertando o interesse em aprofundar o conhecimento num possível ingresso em um curso superior da área tecnológica. Esse foi um fato constatado principalmente durante o período pandêmico acarretado pela pandemia do COVID-19 o que fez o mundo inteiro parar, levando-o a utilizar meios tecnológicos para a realização de tarefas presenciais rotineiras, modificando-as para a modalidade remota, inclusive as aulas do ensino regular que antes eram presenciais. A presente pesquisa teve como objetivo expor o relato de experiência do planejamento de ensino bem como a aplicação dos conceitos iniciais de informática básica durante o estágio supervisionado de uma discente do curso de Licenciatura em Computação e Informática com alunos do ensino fundamental da rede pública do município de Araruna-PB, assim como as principais dificuldades enfrentadas por esses estudantes durante o período de ensino remoto. Neste relato é mostrado como a utilização de metodologias ativas, com o auxílio das ferramentas online na realização das aulas remotas, pode ser eficaz para a promoção do aprendizado desses discentes.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.