Relatos de experiência de estágio supervisionado: um olhar sobre a construção do fazer docente diante as TIC ́s

Oliveira, Rangel Andrade de

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o percurso da formação do educador, num contexto de uso de TICs, a partir do relato de experiência vivenciado no estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Computação e Informática em EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. O estágio supervisionado, na licenciatura, é uma oportunidade constituída por vários momentos, nos quais o futuro docente é inserido no campo de trabalho para o qual estará apto, proporcionando um ambiente de prática da atuação docente que fomenta o espaço para aprendizado e reflexões. O relato descreve as atividades realizadas no estágio supervisionado do curso de licenciatura em computação e Informática, ofertado pelo Instituto Federal da Paraíba-IFPB, na modalidade a distância (EAD), no contexto do uso de softwares educativos para a aprendizagem, numa perspectiva construcionista, avaliando esse processo para a formação docente, através da observação das dificuldades e desafios. Metodologicamente, consiste em um relato das atividades que integraram as ações de estágio vivenciadas na formação docente, tanto de observação quanto de regência, que se deram em etapas do ensino fundamental, com alunos do 9° ano, na faixa etária de 11 a 14 anos, e com alunos 1° e 2° anos, do ensino médio, do ensino básico, respectivamente. Assim, adquire natureza descritivo-interpretativa de dados oriundos da observação direta e da intervenção em sala de aula. Nesse contexto, ao longo, dos estágios, buscou-se desenvolver atividades multidisciplinares usando as ferramentas tecnológicas aliadas à prática pedagógica do professor de ensino fundamental. Ao fim das ações, concluiu-se que o uso do software educativo para auxiliar a compreensão de conceitos, observar fenômenos e produzir novos objetos resultantes da compreensão dos elementos teóricos das diversas disciplinas carece de um profissional habilitado, capaz de pesquisar, propor, adequar e implementar o uso desses recursos para os conteúdos ou necessidades educacionais com os alunos e que a presença desse profissional no ambiente pedagógico é essencial para colaborar no desenvolvimento das diversas aprendizagens na escola. Por fim, este trabalho contribui para estabelecer uma reflexão acerca do papel do licenciado em Informática e suas contribuições para o ensino e aprendizagem.

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