O estágio supervisionado na formação do professor de computação e informática do IFPB - EaD: relato de experiência

SANTOS, Genildo Firmino dos

Resumo

O estágio supervisionado na licenciatura tem como uma das suas incumbências situar o professor em formação em seu caminho didático-pedagógico, assim como metodológico, ao mesmo tempo sinalizar os desafios que irão fazer parte da vida profissional do professor. Diante disso, este trabalho tem como objetivo refletir sobre alguns pontos positivos e negativos percebidos e analisados durante o processo formativo desencadeado durante os períodos de Estágios Supervisionados (I, II e III). Portanto, trata-se de uma escrita que busca relatar experiências desenvolvidas nos Estágios Supervisionados do curso de Licenciatura em Computação e Informática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras, na modalidade Educação a Distância (EaD). Do ponto de vista metodológico, trata-se de um relato de experiência sobre a formação docente, por meio dos estágios, de observação e de regência, que se deram em etapas do ensino fundamental, com alunos do 6° ano, na faixa etária de 11 a 14 anos, e com alunos 1° e 2° anos, do ensino médio, faixa etária de 14 a 17 anos. Durante os estágios, buscou-se desenvolver atividades interdisciplinares, usando as ferramentas tecnológicas aliadas à prática pedagógica do professor de ensino fundamental. Os Estágios I e II, de observação, se deram no ensino fundamental e médio, bem como as nossas primeiras aulas (regência) se deram durante o Estágio III, cujas práticas pedagógicas foram modificadas pelos impactos causados em decorrência da pandemia do novo coronavírus. No entanto, a pandemia direcionou a novas formas de ensinar, focadas na adaptação e superação de práticas pedagógicas as quais professores e alunos estavam acostumados, com o ensino presencial. A possibilidade encontrada para o momento foi o ensino na modalidade não-presencial (ensino remoto). Então, aos poucos o ensino foi sendo direcionado a melhor forma de ensinoaprendizagem possível, dada a necessidade do espaço-tempo presente, apesar da difícil realidade educacional presente em nosso país, perante situações decorrentes de fatores sociais e econômicos. A experiência formativa docente durante os estágios oportunizou a compreensão de que mesmo com as limitações apresentadas pelo distanciamento, os estágios foram muito produtivos, pois as elaborações do plano de ensino, dos planos de aula, e as próprias aulas em si, possibilitam interação com o ambiente escolar por meio de aulas síncronas e assíncronas, além de serem muito gratificante e enriquecedora na vida profissional da docência.

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