A formação inicial do professor de computação e informática na modalidade EaD sob a ótica do estágio curricular supervisionado
SANTOS, Edilson Silva dos
Resumo
Este trabalho apresenta a formação inicial do professor sob a ótica do estágio curricular supervisionado, como componente obrigatório do curso de Licenciatura em Computação e Informática, na modalidade de Educação à Distância, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Cajazeiras. Com base na relação teoria e a prática experienciada no campo do estágio, este relato parte da seguinte questão de investigação: Quais as potencialidades do estágio curricular supervisionado na formação inicial do professor de Computação e Informática? Diante desta indagação, temos como objetivo principal relatar algumas das vivências nas etapas da observação e da regência do estágio supervisionado. A metodologia adotada está associada nos conhecimentos teóricos de autores que têm se debruçado sobre o assunto para a difusão dos conhecimentos, como: Pimenta (2005), Lima (2008), Pimenta e Lima (2012), entre outros, além das experiências in loco vivenciadas no exercício dos estágios I, II, III e IV. Em virtude do novo coronavírus (SARS-CoV-2), identificado pela doença Covid-19, os três últimos estágios foram desenvolvidos através do modelo de ensino remoto emergencial. Contudo, no contexto educacional recente, marcado pela ressignificação do seu fazer através das potencialidades do campo da Tecnologia, é notória a demanda de docentes capacitados para o uso das estratégias e recursos das tecnologias. Em síntese, verificamos na nossa ação a importância do professor de Computação e Informática nos espaços escolares, bem como a promoção de ambientes formativos que contemplem objetos de conhecimento da referida área.
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