UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO REMOTO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL

OLIVEIRA, DARLEI GUTIERREZ DANTAS BERNARDO

Resumo

Com a Pandemia do Covid 19, todo sistema educacional precisou modificar seus modos de ensino. Isso levou muitos pesquisadores da educação, como também os professores a propor uma nova ideia de ensino, surgindo então as aulas remotas. Com essas aulas muitas disciplinas de caráter prático, como a Química, necessitavam de recursos específicos para tornar as aulas o mais realista possível. Assim, diante dessa problemática de desenvolver aulas de química remota, mas que apresente um caráter prático, objetivou-se desenvolver uma proposta de aula remota para disciplina de Química Experimental de curso superior com uso de Laboratórios Virtuais De Aprendizagem (LVA). Metologicamente, foi realizado uma análise exploratória, isto é, uma revisão bibliográfica de artigos científicos que abordassem a temática em questão, esses trabalhos foram buscados em bancos de dados como: Google acadêmico, Periódicos Capes, scielo, scifinder scholar. Também foram realizadas buscas em sites que apresentam os LVA. Assim, com dois dos cinco LVA’s identificados elaborou-se duas propostas de aula remota abordando os conteúdos de Titulação de Neutralização e Espectroscopia. As propostas foram esquematizadas em quadros e apresentado as interfaces dos LVA’s selecionados (Phet Colorado e Chemistry Lab). As propostas de aulas são aplicáveis em turmas de Química Experimental do ensino superior, podem essas auxiliarem os docentes nas aulas remotas para tornar a aprendizagem dos alunos mais qualificada dentro de todo contexto vivenciado atualmente.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.