Proposta de modelo de previsão de demanda de veículos seminovos: uma análise de desempenho de vendas em uma concessionária de João Pessoa/PB

Karpowicz, Douglas Nivaldo

Resumo

O presente estudo versa sobre o setor automotivo, com ênfase no mercado de vendas de automóveis seminovos e usados. A partir da literatura especializada de planejamento e controle, previsão de demanda, controle de capacidade, gerenciamento de estoques, mercado consumidor e impactos socioeconômicos (SLACK et al., 2006; DAUDT; WILLCOX, 2018; DIEESE, 2021), este trabalho objetiva compreender a análise de desempenho em vendas de veículos seminovos em uma concessionária da cidade de João Pessoa/PB, no período de 2015 a 2020, e recomendar uma proposta de modelo de previsão de demanda. Para tanto, foi adotado um modelo de regressão linear univariada para a formulação de uma equação de previsão de demanda, contemplando nesse modelo variáveis setoriais correlacionadas positivamente. Tratou-se de um estudo com abordagem quantitativa com análise de dados coletados a partir de um estudo de caso. Como principais achados da pesquisa, foi possível verificar que a empresa objeto do estudo não segue a tendência nacional de desempenho no que se refere ao número de vendas de veículos novos, quando comparado com o segmento de seminovos, sendo observado o inverso da realidade nacional. Os resultados apontam que, tratando-se de uma empresa que é concessionária e representante local de uma marca de referência no mercado automotivo nacional, tem-se como relação a proporção de vendas de a cada quatro vendas de veículos novos há o registro de uma venda de veículo seminovo ou usado no estado da Paraíba, a despeito da realidade nacional que é inversa, enquanto cinco veículos seminovos ou usados são comercializados, apenas um veículo novo é vendido no Brasil. Ademais, observou-se que influências exógenas, a exemplo da mudança no âmbito da política federal brasileira e dos fatores sanitários, como a pandemia de Covid-19, no período analisado entre 2015 e 2020, influenciaram, significativamente, no cenário nacional e local, gerando uma redução na comercialização de 27% de veículos novos e de menos 29% de veículos seminovos. Ao lado disso, mormente os resultados no ano de 2020 foram marcados pelos impactos da pandemia, com a interrupção das atividades comerciais, para o período de quarentena da população como medida de contenção do vírus. Isso gerou uma redução significativa nas vendas de veículos seminovos e usados, cotejando com o ano de 2019, chegando a menos 8% no quantitativo do mercado nacional e de menos 30% do total de vendas no quantitativo do mercado local a partir dos resultados da empresa avaliada. A partir do modelo proposto de predição de desempenho, a empresa objeto do estudo poderia ampliar em mais de 61% o seu desempenho em vendas, uma vez que o estudo evidencia a existência de margem potencial para esse crescimento conforme o comportamento dos resultados analisados. Isso demonstra a relevância da presente pesquisa para o planejamento de curto e longo prazos e para a tomada de decisão baseada em dados e fatos.

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