Percepção e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usuários do aplicativo de compras Shopee

Lima, Izabele Ferreira

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a interação entre os compradores da Shopee através da affordance percebida, e quais os fatores determinantes que os levam a realizar compras através do aplicativo. O conceito de affordance está relacionado a percepção entre agente ambiente diretamente ligadas à utilização por meio da intuição. Neste sentido, a pesquisa buscou compreender e identificar a importância da percepção da affordance nas plataformas virtuais, e por fim descobrir as necessidades principais de interação entre consumidores que buscam e compram produtos através na plataforma da empresa Shopee. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados na pesquisa, foi feita uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, a fim de compreender os conceitos do assunto exposto na pesquisa. A abordagem qualitativa e quantitativa foram utilizadas na pesquisa com o intuito de realizar uma análise subjetiva acerca do tema estudado com a utilização de instrumentos quantificadores percentuais em sua interpretação. A análise dos dados obtidos foram coletados através de um questionário composto por onze questões relacionadas a usabilidade e as affordances percebidas pelos utilizadores da plataforma de vendas da Shopee. A pesquisa contou com 105 respondentes e foi propagada de forma virtual por meio da ferramenta de formulários do Google. Os resultados da pesquisa demonstraram através da análise dos dados que a plataforma de vendas possui elementos perceptíveis quanto a usabilidade e as affordances que influenciam o comportamento dos utilizadores da plataforma através da interação dentro da interface da mesma.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.