Impactos da pandemia no comportamento e na decisão de compras dos consumidores em João Pessoa/PB

Bezerra, Amanda Suellen da Silva

Resumo

Este trabalho tem como tema estudar o comportamento dos consumidores e os novos hábitos adquiridos com a chegada da pandemia da Covid-19, que foi um evento inesperado que gerou muitas mudanças. Pretendeu-se analisar e entender as mudanças dos hábitos de consumo vivenciadas pelos consumidores da grande João Pessoa/PB a partir da pandemia. As imposições de medidas para a contenção de contágio, fizeram com que os consumidores sofressem adaptações nos seus hábitos, passando do mundo físico para o on-line para que pudessem acompanhar esse novo contexto, algo que transformou o perfil do consumidor. Este trabalho fundamenta-se em pesquisa do tipo descritiva de abordagem quantitativa com aplicação de um questionário a uma amostra de 148 respondentes de ambos os sexos, residentes da grande João Pessoa/PB. Os resultados permitiram observar que houve mudanças nos hábitos dos consumidores, assim como as suas experiências em compras on-line. Por exemplo, a adoção do pagamento virtual se tornou uma tendência que veio para ficar, pois houve uma redução significativa do uso de dinheiro em espécie, assim como a frequência de compras on-line por mês cresceu em comparação com o período pré- pandêmico. Conclui-se que, de fato, surgiram novos hábitos e essas mudanças vão permanecer no cotidiano dos consumidores, fazendo com que os hábitos de consumo no meio digital só cresçam.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.