Clima organizacional: análise da satisfação dos operadores de telemarketing quanto ao treinamento e desenvolvimento em uma empresa de Call Center
Lins, Nicolly Fernandes
Resumo
Um fator relacionado diretamente ao clima organizacional é a prática de treinamento e desenvolvimento, uma vez que é considerado determinante na satisfação e desempenho profissional, produzindo, dessa maneira, melhores resultados para a organização e valorização para o colaborador. Nessa perspectiva, diante da importância das ações de Treinamento e Desenvolvimento para promoção de um clima organizacional agradável, o presente trabalho visou responder qual o impacto das ações de treinamento e desenvolvimento no clima e na satisfação dos operadores de telemarketing. E, teve como objetivo geral, verificar a influência da estratégia do treinamento e desenvolvimento aplicada por uma empresa de Call Center na formação de um clima organizacional satisfatório aos operadores de telemarketing. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica descritiva e exploratória, em que foi utilizado um questionário composto por 16 questões, aplicado por meio do WhatsApp e pela ferramenta do Google Chat. Com características de pesquisa quanti qualitativa, os resultados analisados e interpretados apontam que, em relação ao perfil dos pesquisados, a maioria dos respondentes corresponde ao gênero feminino, com superior incompleto e que trabalham na empresa entre 01 e 02 anos. Quanto ao clima organizacional, os resultados demonstram falhas nos processos de treinamento e desenvolvimento, causando insatisfação aos operadores de telemarketing. Foi identificado também que a empresa não fornece perspectiva de crescimento, portanto, é imprescindível que a empresa desenvolva melhorias em suas ações de treinamento e desenvolvimento.
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