Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decisão de compra do consumidor da farmácia Beira Rio na cidade de João Pessoa/PB
Santana, Matheus Augusto de Oliveira
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar e explicar a importância dos fatores que influenciam o consumidor no processo de decisão de compra de medicamentos de venda livre, ou seja, que sejam isentos de prescrição médica. Visando atingir este objetivo, foi realizado um estudo exploratório de caráter qualitativo, com a finalidade de identificar quais os atributos relacionados à compra de medicamentos de venda livre. Este estudo exploratório foi realizado através de entrevistas com 10 indivíduos, moradores da cidade de João Pessoa e que são consumidores da farmácia em estudo, com a utilização da amostragem não probabilística por conveniência que, segundo Ochoa (2015), permite ao entrevistador criar amostras devido a facilidade ao acesso das pessoas para fazerem parte da amostra em determinado intervalo de tempo. Os principais atributos identificados na pesquisa foram preço, qualidade e marca. Através da análise, pode-se concluir que a maioria das pessoas considera como fator mais importante no momento da compra de um medicamento o preço, principalmente por se tratar de um tipo de medicamento que é usado para doenças leves. Com relação à marca, também pode-se observar que é um atributo importante, porém é mais considerada quando o medicamento é utilizado frequentemente, mesmo que para alguns consumidores a marca seja um atributo sempre avaliado. A qualidade é um fator primordial para a maioria dos entrevistados, principalmente por se tratarem de produtos relacionados à saúde, porém, constitui uma difícil avaliação pelos consumidores por ser um fator subjetivo e depender da interpretação de cada pessoa. Além disso, conforme Shalini (2022), como os medicamentos reagem de forma diferente em cada organismo, variando em sua eficácia, a qualidade acaba sendo influenciada por outros atributos como, por exemplo, a marca, o fabricante e até mesmo pela embalagem do produto.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.