Qualidade de vida e satisfação no trabalho: os impactos da pandemia do Covid-19 em uma instituição financeira

Cândido, Wanderson Pereira de Lima

Resumo

A qualidade de vida e satisfação no trabalho são temas de extrema importância, sendo meios utilizados para a melhoria das formas de trabalho, entrega de maior conforto e, como consequência, obtenção de um melhor bem-estar dos colaboradores. O planejamento de qualidade de vida no trabalho busca desenvolver e entregar programas que visam a satisfação e o alcance de motivação no âmbito da organização. Desta forma, a presente pesquisa teve como objetivo analisar os critérios de qualidade de vida no trabalho e sua relação com o nível de satisfação dos funcionários de uma instituição financeira. A presente pesquisa teve como pontos importantes a compreensão do significado da qualidade de vida no trabalho, seus benefícios e a forma como pode ser utilizada para alcançar um ambiente saudável em uma organização, além de entender como a instituição estudada se comportou frente à pandemia, identificando os pontos fortes e pontos a serem melhorados com relação à qualidade de vida. A metodologia da pesquisa se caracterizou como empírica. Para criar uma base para o estudo foram utilizadas teorias que têm relação direta com o tema proposto, abordando pontos importantes que podem ser observados pela organização na busca em fazer os colaboradores se sentirem uníssonos com as atividades cotidianas. No que diz respeito à coleta de dados foi utilizado um questionário fechado, enviado para os colaboradores efetivos através de link eletrônico e respondido através da plataforma google forms. As afirmativas presentes no instrumento de coleta de dados foram baseadas no modelo desenvolvido por Walton e na teoria de dois fatores, buscando obter a visão individual do colaborador com relação à qualidade de vida e satisfação no trabalho.

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