Introdução ao estudo da circunferência: avaliação de uma proposta didática à luz da teoria da aprendizagem significativa

Rocha, Irany Genuino da

Resumo

O Ensino de Matemática vem tratando sobre a necessidade de introduzir abordagens metodológicas que possibilitem a participação ativa do aluno no processo de construção do conhecimento, com a finalidade de minimizar as limitações na aprendizagem e superar a falta de motivação pelos conteúdos de Matemática. Pensando nestas questões, este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar uma sequência didática para trabalhar o estudo da circunferência a partir da perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa, com alunos de uma escola regular pública do Estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa, na qual o público alvo foram alunos do 1º ano do Ensino Médio. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários abertos, foi solicitado a elaboração de mapas conceituais, e autoavaliação da aprendizagem pelo aluno. Os resultados revelam indícios de aprendizagem na construção do mapa conceitual, e da autoavaliação da aprendizagem realizada pelos alunos, o que mostra que eles consideraram que a proposta didática contribui com o processo de construção do conhecimento sobre circunferência e seus elementos. Sendo assim, espera-se que essa pesquisa contribua com a Educação Matemática no que se refere à necessidade de propor abordagens com base teóricas que possam auxiliar melhor na compreensão do processo de Ensino e aprendizagem, ficando evidente a importância de aperfeiçoar a pesquisa desenvolvida para que possamos seguir procurando estratégias que promovam a aprendizagem significativa.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.