Importância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino de química: uma revisão bibliográfica

DANTAS, Damião da Silva

Resumo

A presente pesquisa teve sua origem entrelaçada à história de vida do autor da pesquisa, o qual teve o interesse despertado pelo tema a partir das aulas e discussões desenvolvidas durante a disciplina de Prática Profissional III, no Curso de Licenciatura em Química do IFPB – Campus Sousa. Inquieto, passou a refletir mais sobre o tema e guiou-se pelo seguinte problema de pesquisa: qual a importância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino de Química para estudantes do Ensino Médio? Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como principal objetivo compreender a importância do ensino de Química no modelo CTS no ensino médio. Especificamente, objetivou-se fomentar as discussões sobre os contributos da abordagem CTS para o ensino de Química no ensino médio; refletir sobre as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e suas implicações para o ensino de Química; e apresentar o enfoque CTS como uma proposta que rompe com velhos paradigmas que entendem a Química como neutra e linear. No que tange ao processo metodológico, optou-se pela revisão bibliográfica, de caráter qualitativo e descritivo, a partir de leituras pertinentes à temática em questão. Como resultado obtido, pontua-se que as discussões a partir do enfoque CTS se constituem como motivadoras por favorecerem a contextualização dos conteúdos, oportunizando o ensino de Química de forma mais atraente e curiosa. Além disso, favorece às percepções da disciplina Química ser vista como conteúdo político e social, capaz de promover transformação social através do ensino.

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