Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela periódica baseado no jogo de cartas “UNO”

LIMA, Williams dos Santos

Resumo

Ao longo dos anos um número cada vez maior de trabalhos envolvendo o lúdico no ensino de Química tem sido publicado em anais/resumos de eventos acadêmicos e em periódicos científicos da área de Química e ensino de Química/Ciências. As atividades lúdicas são consideradas mecanismos estratégicos de desenvolvimento da aprendizagem, pois propicia o envolvimento do sujeito aprendente e possibilita a apropriação significativa do conhecimento. Neste contexto, a utilização de jogos didáticos no ensino de Química tem se tornado uma ótima alternativa metodológica para as aulas da referida Ciência na Educação Básica. Considerando o exposto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo educativo que facilite a compreensão de conceitos químicos relacionados à Tabela Periódica dos Elementos Químicos, a partir da adaptação de jogos já conhecidos, a saber, o jogo de cartas “UNO”. Para a elaboração do design das cartas do jogo, foi utilizado o programa CorelDRAW® 2018, sendo as cartas do baralho impressas em cartão couché 290 g (tamanho 57 x 89 mm), no intuito de conferir maior resistência e durabilidade, permitindo que o jogo possa ser utilizado diversas vezes em sala de aula e demais ambientes extraclasse. As regras propostas para o jogo didático foram elaboradas de modo que os estudantes aprendessem os conceitos enquanto jogassem, ou seja, o conhecimento químico era essencial para o desenvolvimento da atividade lúdica. Espera-se que o baralho “QuiUNO” exerça uma grande influência na melhoria da aprendizagem sobre os conceitos 1) organização da Tabela Periódica; 2) grupos e períodos da Tabela Periódica; e 3) classificações dos elementos químicos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.