Análise do fluxo logístico numa empresa de telecomunicações

Oliveira, Alberto Sérgio de

Resumo

A logística está ligada à administração de recursos materiais, e fazer uma boa administração desses recursos pode gerar resultados satisfatórios dentro de uma empresa do setor de serviços, por agregar valor aos clientes, mesmo numa empresa do setor de serviços. O presente trabalho realizou um estudo que teve o objetivo geral de analisar o fluxo logístico de uma empresa de telecomunicações localizada na cidade de João Pessoa, Paraíba, e os seus objetivos específicos basearam-se em identificar os tipos de materiais no fluxo da prestação do serviço, identificar o fluxo de movimentação de material, investigar a armazenagem dos itens destinados à instalação e ao reparo e levantar as categorias que determinam a acurácia da prestação do serviço. Para isso, foi feito um levantamento teórico sob o ponto de vista da logística, buscando entender a sua importância e efeitos no setor de serviços. Também foram feitas observações do pesquisador-trabalhador e demais colaboradores da empresa. O tipo de pesquisa utilizado foi o bibliográfico e documental, além do método dedutivo. A pesquisa é denominada como exploratória, e utilizou-se a forma de abordagem qualitativa. Por meio dos resultados obtidos, constatou-se que os materiais utilizados pela empresa podem ser divididos em três tipos, e foi possível entender como é o fluxo de materiais e a armazenagem deles, além de determinar quais fatores interferem na acurácia do serviço. Para que a empresa possa continuar crescendo e buscando melhorar cada vez mais o nível de satisfação de seus clientes, é importante que observe fatores como: qualidade dos materiais utilizados, atenção em relação aos materiais que são consertados e enviados novamente para os clientes e o fluxo de informações entre os seus setores.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.