Percepção da qualidade sob a perspectiva do usuário a partir da sua experiência com o uso de sistemas de informação em uma organização pública

Chagas, Joenneide Alves das

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo Analisar o impacto de um sistema informatizado à percepção de qualidade segundo seus usuários em uma empresa pública. Para tanto, os aspectos metodológicos configuraram-se, basicamente, quanto à natureza de abordagem quali- quantitativa de investigação pela precisão dos fatos e por incorporar traços da subjetividade dos entrevistados. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação, base de toda investigação, e um questionário (perguntas fechadas e abertas) no modelo de escala Likert, aplicado a uma amostra definida como não probabilística e por acessibilidade a trinta e nove usuários que utilizam os serviços da empresa. Pode-se considerar que a percepção de qualidade dos usuários quanto a utilização da ferramenta atingiu um resultado satisfatório, com ressalvas para os campos referentes à organização da informação, instruções sobre o uso do sistema, quantidade da informação disponível e disponibilidade de um número/e-mail de contato com a Central de atendimento. Mostrou-se relevante a necessidade de aprofundamento no tema, a fim de obter informações diversas a partir da observação de cada tipo de variável. Por fim, recomenda-se aumentar o número de usuários entrevistados, na referida instituição, para conseguir obter resultados ainda mais esclarecedores.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.