ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA SURDOS POR MEIO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

ALMEIDA, ALEXANDRO CORREIA

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de intevenção didática que se utiliza de ferramentas tecnológicas com vistas a fomentar o Atendimento Educacional Especializado – AEE para alunos com surdez. A acessibilidade tecnológica é uma temática bastante discutida no contexto educacional e que necessita ser explorada em sala de aula nos Cursos Técnicos em Informática, especialmente dos Institutos Federais, com o intuito de refletir criticamente sobre as potencialidades e as fragilidades que tais recursos podem apresentar na aprendizagem dos alunos surdos e, por isso, é fundamental frisar que o manuseio e a aplicabilidade correta dessas ferramentas são mecanismos relevantes para a obtenção do êxito nas metas propostas pela intervenção didática. Ao longo do artigo são discutidas as contribuições advindas do uso de tecnologias assistivas utilizadas em sala de aula nos cursos técnicos em tela do Instituo Federal campus Princesa Isabel – PB. A metodologia adotada consistiu em pesquisas bibliográficas sobre o uso de tecnologias assistivas para mediação do processo de ensino e aprendizagem para alunos surdos. Assim, autores como Ribeiro (2012), Oliveira (2018), Paiva (2020), Manenti (2021) entre outros, subsidiaram a pesquisa proporcionando as discussões necessárias para o planejamento e realização da intervenção didática. Os resultados mostraram que as tecnologias assistivas podem ser aplicadas em sala de aula para alunos surdos, contibuindo para sua motivação e interesse no desenvolvimento de suas potencialidades frente ao processo de aprendizagem, apresentando, ainda, possíveis soluções e inovações tecnológicas facilitadoras da comunicação e interação por meio de sistemas computacionais, softwares e aplicativos para dispositivos móveis desenvolvidos com tal finalidade.

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