A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NO ENSINO DE MATEMÁTICA

DIAS, Letícia Dornellas

Resumo

O campo da Matemática, até mesmo o de Ensino e Educação Matemática, é composto, ainda hoje, predominantemente por homens brancos, heterossexuais, cisgêneros. A questão de gênero e representação feminina na matemática é um ponto que vem se discutindo muito nos últimos anos, mas uma inquietação nos foi levantada para a realização deste trabalho, qual é a representação da comunidade LGBTQIA+ no Ensino de Matemática? O trabalho objetiva analisar a importância da representatividade da comunidade LGBTQIA+ no Ensino da Matemática, por meio da análise de um questionário apresentado a professores de Matemática de Campina Grande, e através de uma análise da coleção de livros didáticos do Ensino Médio adotados pela Rede Estadual da Paraíba. Tendo em vista os objetivos que pretendemos atingir, optamos por uma pesquisa qualitativa aplicada exploratória, tendo como principais instrumentos de coleta de dados o questionário destinado a professores de Matemática de Campina Grande, e o livro didático, e para análise dos mesmos, foi realizada uma análise do discurso. compreendendo a Educação como ato político, e buscando uma Educação mais inclusiva e diversa, trouxemos como referencial teórico Paulo Freire, D’Ambrósio, Jaramillo, Mendes, Reis e Esquincalha, para refletirmos sobre como podemos ter um Ensino de Matemática que respeite as diversidades, e não seja exclusivo. Ao longo de nossa análise, pudemos percebemos que, mesmo na atualidade, o tema ainda é tratado com tabu e quase não há representatividade da comunidade LGBTQIA+ nos livros didáticos, e em sala de aula. Porém podemos possuir esperanças de que em breve teremos uma Educação Matemática inclusiva e para a diversidade.

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