SISTEMAS DE NUMERAÇÃO: CONCEPÇÕES ADQUIRIDAS E DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

SOUSA, Fernanda Medeiros de

Resumo

A presente pesquisa procura responder à questão: “Quais as concepções adquiridas e desenvolvidas pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre os sistemas de numeração em sua prática e como eles relacionam os outros sistemas de numeração com o sistema decimal? Os referenciais teóricos que norteiam a investigação e análise dos dados recorrem aos estudos de Dienes (1970); Kamii (1972); Ifrah (1989); Curi (2004), entre outros, abordando as discussões acerca dos sistemas de numeração e a matemática nos anos iniciais. A pesquisa se configura numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, referendada em Bogdan e Biklen (1994) e tem como principal objetivo a compreensão e análise das concepções acerca do conceito de número e sistemas de numeração adquiridas pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Participaram da investigação duas professoras de uma escola da rede municipal da cidade de Campina Grande-PB, que lecionam, respectivamente, no 2º ano e 3º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais). As fontes dos dados foram questionários e relatos, onde analisamos os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos por estes profissionais sobre os sistemas de numeração. Os dados apontam, de maneira geral, experiências escolares pouco relevantes no sentido da apropriação dos conhecimentos matemáticos dos sistemas de numeração e um processo de formação profissional insuficiente. Apesar do trabalho pedagógico das professoras se diferenciar em alguns momentos, suas práticas se aproximam ao ensinar o SND sem considerar a sua origem e historicidade. A análise dos dados também nos revela que as concepções adquiridas por estes professores sobre as principais características do sistema de numeração se restringem de maneira geral a base 10.

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