APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TÉCNICO EM ZOOTECNIA

SEVERINO, MARIANE DE FREITAS GENARI

Resumo

A educação profissional e tecnológica tem como objetivo preparar os alunos para o mercado de trabalho e domínio de tecnologias. A aplicação de metodologias ativas no ensino que despertem o interesse de aprendizado e contribuam na formação e desenvolvimento são essenciais nos dias atuais. Assim, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos é uma alternativa interessante que consiste na elaboração de um projeto e que oferece o desenvolvimento de competências e habilidades, na discussão e resolução de problemas reais do mercado de trabalho. Neste contexto, o objetivo por meio deste trabalho é apresentar uma proposta de intervenção pedagógica mediada por aprendizagem baseada em projeto e contribuir na área de formação e desenvolvimento profissional dos alunos do curso Técnico em Zootecnia. Além disso, aplicar os conhecimentos teóricos obtidos durante o curso de Especialização em Docência, na área de educação profissional e tecnológica. A proposta de intervenção consiste de uma palestra como base teórica, um questionário que será aplicado antes e após a palestra e um projeto em grupo sobre o tema de formação e desenvolvimento profissional na área de Zootecnia. Desse modo, os alunos serão submetidos à intervenção pedagógica no intuito de observar através dos resultados, a efetividade do método utilizado. Espera-se através desta abordagem contribuir na formação e desenvolvimento profissional dos alunos durante e após o curso Técnico em Zootecnia.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.