PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA TÉCNICA NO SERTÃO DA PARAÍBA: Uma Intervenção Pedagógica Interdisciplinar sobre o Ensino da Educação Ambiental

SILVA, GEYMEESSON BRITO DA

Resumo

O presente estudo buscou analisar a percepção ambiental dos professores de uma Escola Técnica no Sertão da Paraíba sobre o ensino da educação ambiental. Nessa perspectiva, o estudo trata-se de uma intervenção pedagógica interdisciplinar desenvolvida para dois Eixos Tecnológicos: (1) Produção Cultural e Design e (2) Gestão e Negócios, contemplando os cursos técnicos em Design de Calçados e Vendas, respectivamente. Os cursos técnicos ofertados na escola técnica em análise. Trata-se de um estudo de caso com 20 professores do ensino médio regular e do ensino técnico da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, que fica localizada na cidade de Patos, no Sertão do Estado da Paraíba. Os resultados da pesquisa demonstram relevância na temática abordada, pois se observou a percepção dos professores sobre o ensino da educação ambiental e como o tema vem sendo explorado, de forma interdisciplinar, no contexto escolar e no currículo escolar da unidade de ensino. Para isso, é necessário o envolvimento de diversos protagonistas, envolvendo toda a comunidade escolar (alunos, professores e gestores), mas especialmente os professores, que possuem um importante papel na inserção da educação ambiental no contexto escolar.

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