Transtornos específicos da aprendizagem: características gerais, expressão funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matemática

Sousa, Maria Lúcia

Resumo

Ao longo do processo de escolarização, por muitas vezes, os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem que podem levá-los ao fracasso escolar. Nesse contexto, a discalculia se apresenta como um transtorno específico da aprendizagem que precisa ser identificado e tratado, pois afeta as condições de desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno, impedindo a melhor performance do seu desempenho frente à aprendizagem matemática. Enquanto questão norteadora deste trabalho, buscamos responder: Como a abordagem de ensino pode favorecer a aprendizagem matemática de estudantes com discalculia na perspectiva da inclusão escolar? Assim, o estudo objetivou investigar sobre o transtorno específico do aprendizado da matemática na perspectiva da inclusão escolar. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e bibliográfica, tendo como base o levantamento bibliográfico de Campos e Manrique (2021). Para esta pesquisa foram selecionadas duas dissertações, a saber: Discalculia e aprendizagem de matemática: um estudo de caso para análise de possíveis intervenções pedagógicas (SILVA, 2016) e Discalculia na sala de aula de matemática: um estudo de caso com dois estudantes (VILLAR, 2017). Os resultados analisados apontam perspectivas inclusivas para a aprendizagem matemática através da abordagem da ludicidade.

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